Atualmente, as pessoas não tem muito controle de sua situação financeira e nem ideia de como organizá-la. Isso é muito comum hoje em dia em virtude do descuido das gerações passadas e até nós mesmos, que deixamos de planejar e organizar nosso dinheiro e com isso, não desfrutamos das vantagens que esse planejamento poderia resultar na nossa vida.
A educação financeira trás uma segurança para o momento em que o futuro bater á sua porta. Garantindo boa aposentadoria e mantendo qualidade de vida sua e daquelas que dependem financeiramente de você.
Afinal, o que é saúde financeira?
O principal objetivo da saúde financeira é alcançar a sua independência em todos os aspectos como, a inclusão de hábitos saudáveis no que se refere a planejamento de finanças, com isso, permitindo que você realiza seus sonhos e objetivos.
Entretanto, saúde financeira não está relacionada apenas com dinheiro ou bens, esse setor busca sentido nos aspectos comportamentais, relacionados com hábitos e costumes, de modo que vai muito além de números, planilhas e gráficos. A saúde financeira permite que você tenha uma vida equilibrada em todos os momentos como de lazer.
Depois dessa explicação vem a seguinte pergunta: Será que eu tenho vida financeira equilibrada?
A saúde financeira contempla a estabilidade nos seus orçamentos, sendo capazes de arcar não apenas com as despesas mensais e obrigatórias, mas também com a satisfação pessoal, como sonhos e desejos. Como por exemplo uma viagem no final do ano com os seus familiares ou amigos.
A saúde financeira proporciona diversos benefícios, como por exemplo a melhora na qualidade do seu consumo. Isso, tudo é possível de alcançar basta organização financeira, planejamento no consumo e adquirir apenas o necessário.
Todos esses planejamentos têm o objetivo de fazer você obter uma aposentadoria sustentável, uma reserva financeira para conseguir manter e atender a vida que teve durante sua jornada.