Palavra do Presidente

Sem qualquer parcimônia, mas com certo orgulho e por oportuno, delineamos aqui a nobre finalidade e objetivos da nossa querida ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BRB.

Dizemos, felizmente, que a existência da AFABRB tornou-se um referencial concreto e o pórtico confiável de entrada e aconchego dos aposentados e pensionistas do BRB - Banco de Brasília. Hoje, já não temos o Sindicato dos Bancários de Brasília, representando objetivamente nossos colegas aposentados, conquanto o possa fazê-lo nos anseios e demanda da coletividade bancária, o que tem feito eficazmente.

Entendemos que nosso quadro de aposentados e pensionistas precisa de um CNPJ que os represente frente a certas adversidades da nossa caminhada, defendendo os interesses e direitos conquistados legitimamente. Desta forma, a AFA não representa apenas nossos momentos festivos de confraternizações, os quais, sem modéstias, são realizados com alta qualidade e certo glamour (quando se faz necessário), buscando sempre a satisfação de todos.

A AFABRB não tem fins lucrativos, nem vínculos de cunho religioso nem político-partidário, sendo alguns de seus principais objetivos, dentre outros:

- Representar os interesses de seus associados e pensionistas, perante quaisquer organismos e entidades, especialmente perante o BRB e suas coligadas Previdência BRB (Regius) e Saúde BRB (nossa caixa assistência); inclui-se, aqui, a defesa de seus filiados, judicial ou extrajudicialmente, nos limites de sua atuação, respeitados os preceitos constitucionais;

- Ajuizar ação civil pública sempre que vislumbrar ofensa ou ameaça a direitos individuais, homogêneos ou difusos de seus associados, de qualquer natureza, nas esferas do direito, guardados os limites de sua atuação.

julhoNossa associação obteve em 2013/14, ganho de causa judicial, relativa à paridade de contribuição para a Regius, a qual vinha sendo cobrada indevidamente, ferindo direitos adquiridos. Tal ação corrigiu erros praticados e reverteu para seus associados importantes valores devidos, que foram pagos indevidamente. Os filiados contemplados receberam uma boa grana. Ainda nessa aludida ação, resta pendente resquício de outra demanda contra a União e BRB, por ter sido desmembrada na ocasião de acordo judicial, à época firmado. Seu desfecho definitivo reverterá para nossa Regius importante quantia.

Atualmente a AFA mantém um Plantão Jurídico, a cargo da Drª Fernanda Rebelo Ferreira (advogada), voltado para consultas e orientações aos nossos associados, nas áreas trabalhista e previdenciária, além de outros assuntos correlatos. Vem patrocinando demanda judicial da correção do PASEP, por intermédio de experiente e renomado escritório de advocacia, já fartamente divulgado em nossos canais de comunicação com o Associado.

Já há quase dois anos, firmou convênio com o SESC Brasília e Goiânia, com o fim de oferecer maior abrangência de lazer, conveniências e bem-estar a seus filiados, haja vista o grande leque de vantagens que o SESC disponibiliza a seus conveniados, por um pequeno valor de R$ 26,00 mensais por pessoa. Os filiados da AFA deverão, pois, manter-se informados quanto aos seus benefícios.

Torna-se, pois, muitíssimo importante e conveniente mantermos o vigor da nossa querida Associação! Mantenha-se associado! E traga outros colegas para juntar-se a nós.

Saudações!