Nossa História

NOSSA HISTÓRIA

Ferdimando CerqueiraFerdimando Cerqueira

A Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionista do BRB - Banco de Brasília S/A – AFABRB, foi constituída em 11 de fevereiro de 1992 em uma sala chamada "missão cumprida", localizada no Edifício Brasília que com o decorrer do tempo passou a ser chamada de sala dos aposentados. O primeiro Presidente da AFABRB foi Ferdimando Cerqueira, que, ao tomar posse, expediu um carta para todos os aposentados convidando para participar da associação. Após esse convite a primeira turma foi constituída por dezoito interessados.

A Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionista do BRB- Banco de Brasília S/A – AFABRB, em 1994 mudou para a REGIUS no Edifício Athenas. O Presidente da REGIUS, Augusto Evaristo Borges saudou a criação da AFABRB, no qual ambas instituições tinham a mesma finalidade "Trabalhar em estrita colaboração com a Associação para alcançar os objetivos comuns".

Reunião para entrega do EstatutoReunião para entrega do EstatutoA Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionista do BRB-Banco de Brasília S/A – AFABRB, no ano de 1995, mudou-se para o prédio do sindicato dos bancários localizado na Asa Sul, onde está até os dias atuaisA AFABRB tem como competência auxiliar os Funcionários Aposentados do Grupo BRB, servindo de aproximação destes entre si e dos próprios colegas da ativa e para fins de estudo, defesa e representação legal e seus, promovendo ainda atividades culturais, recreativas e de lazer em suas diversas modalidades.



Principais conquistas da AFABRB

Ano 1995: Nosso trabalho, em conjunto com outras entidades, motivou a criação na REGIUS de uma diretoria destinada ao aposentado (Diretoria de Planejamento e Controle).

Ano 1998: A AFABRB conquistou a permanência dos aposentados no plano de saúde BRB, bem como na apólice de seguros do pessoal da ativa do Banco.

Ano 1999: Conquistamos tarifas de serviços bancários iguais às dos empregados da ativa do Banco, inclusive no desconto na contratação de seguros de bens.

Ano 2000: A AFABRB luta pelos direitos dos aposentados. E, no ano de 2001, foi o grande marco da Associação a saber: por força de norma, a contribuição do participante da REGIUS, que era de 10% contra 20% do BRB (patrocinador), passou a ser igual a do participante 15% e a do BRB também passou a ser de 15%, ou seja, a paridade passou de 1 para 1. Mediante ação judicial da AFABRB a contribuição do participantes retornou à posição judicial, ou seja: 10% X 20% (os associados voltaram a contribuir com 10% e o BRB com 20%).

Ano 2002: A luta da AFABRB conquistou a possibilidade do aposentado exercer cargo de direção no Cartão BRB e Seguros BRB.

Ano 2003: Criamos um benefício auxílio funeral em caso de falecimento de associados.

Ano 2003: A AFABRB conseguiu liminar determinando a dedução das contribuições pagas pelos associados e pensionistas da AFABRB e à REGIUS da base de cálculo mensal do imposto de renda retido na fonte. Por determinação da Receita Federal, a REGIUS resolveu não mais descontar a contribuição extraordinária do participante aposentado, para efeito do cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física retido na fonte, acarretando, pois, maior pagamento (indevido) por parte do participante da REGIUS. Por conceber tal fato como injustiça com o participante aposentado, a AFABRB decidiu demandar ação judicial, que culminou em tal liminar.

Ano 2005: Nosso emprenho garantiu a representação de aposentados nos Conselhos Deliberativos e Fiscal da Saúde BRB e AEBRB. A AFABRB manteve, também, representante do aposentado na Diretoria Executiva da REGIUS. Todos devidamente eleitos em eleições livres e democráticas.

Ano 2005: A AFABRB está no rol das entidades que dão suporte à Comissão da OAB-DF, criada para estudar e sugerir mudanças na Previdência Complementar.

A partir do ano de 2005 até os dias atuais a AFABRB tem aumentando sua participação administrativa nas empresas que atendem seus objetivos como a REGIUS, a SAÚDE BRB, entre outras. Os pilares para os aposentados são: o BRB, a REGIUS e a SAÚDE BRB.